segunda-feira, 30 de maio de 2011

Princípios de Design no Alentejo

Centro de Convergência

Abril 2011

“Aldeia das Amoreiras Sustentável”

10 Princípios de Planeamento de Permacultura

- Explicação usando situações actuais e possíveis na Aldeia -

Versão 1.1
Pesquisa e edição de João Gonçalves
Fotos de Centro de Convergência
e João Gonçalves excepto outra indicação

1. POSIÇÃO RELATIVA

EXEMPLOS

A
O Texas e o Rossio Bar que servem a população estão posicionados no centro da Aldeia, na estrada para Ourique, perto do cruzamento de várias ruas. O acesso é bastante equidistante para todos os habitantes. O local é fácil de encontrar para os fornecedores. Ambos cumprem muitas funções.

B
As capoeiras com galinhas e pombos junto das habitações, são alimentadas com os restos vegetais da horta, da cozinha, de comida, etc. Os ovos são fáceis de colectar várias vezes por dia. O estrume está acessível e a adição de matéria seca pode ser frequente a partir das folhas das árvores, parreiras. As galinhas estão mais seguras contra predadores como as raposas, ginetas, e ladrões.

C
Os limoeiros estão posicionados muito junto de paredes da casa expostas a sul. Durante a noite as paredes libertam calor acumulado durante o dia e assim estão mais protegidos contra os efeitos das geadas. Estão perto quando são precisos e podem ser regados com água de lavar a louça, dos banhos.


Limoeiro e Laranjeira
enxertados na mesma árvore,
na Aldeia das Amoreiras.

2. CADA ELEMENTO DESEMPENHA MUITAS FUNÇÕES

Um elemento pode ser uma planta, um animal, uma estrutura física, social ou natural, um evento ou actividade, ou uma pessoa. Isto quer dizer que devemos escolher ou criar elementos que são multifuncionais.

EXEMPLOS

A
O Texas Bar tem várias funções: ser espaço para socialização das pessoas, vender bebida e comida, refeições e banquetes por encomenda, encomendar e depósito do pão, informar: cartazes, televisão, comunicações pessoais, exibição de filmes, pagar a conta da água.
B
As parreiras posicionadas diante/sobre o pátio da casa servem para produzir uvas/passas de uva/vinho/aguardente/composto do bagaço e sombra acolhedora durante o Verão, deixando passar a luz no Inverno. Também produz folhas para os animais comerem ou misturar com o estrume.

C
Cada actividade da agricultura (sementeira, colheitas, vindimas, apanha da azeitona) tem várias funções:
são parte da maneira de produzir alimentos, estrume, alimento para os animais.
servem para ensinar e aprender as técnicas usadas
servem para estar com a família, com os amigos, contacto entre gerações
são espaço para aprendermos sobre a história e as tradições locais de hoje e antigamente

O Texas Bar


3. CADA FUNÇÃO IMPORTANTE É DESEMPENHADA POR VÁRIOS ELEMENTOS
As funções estão relacionadas necessidades essenciais das pessoas, dos animais, das plantas ou dos processos de produção.

EXEMPLOS

A
Elementos que servem para obter alimentos:
Canteiros com plantas comestíveis, aromáticas e medicinais junto de casa; Plantas selvagens comestíveis; Hortas; Pomares com a maior variedade de árvores possível, para ter fruta durante todo o ano; Bosques para produção de cogumelos.; Criar aves, animais e peixes; Caçar de forma equilibrada com a reprodução das espécies; Uma mercearia; Uma cantina ou um restaurante; Um café ou bar.

B
Estarem acessíveis diferentes meios de transporte na aldeia: automóvel, carrinhas, tractores e reboques, bicicletas, machos e carroças, cavalos, autocarro público, táxi, ambulância.

C
Elementos que servem para socializar e aprender:
Espaços nas ruas com sombras no Verão e Sol no Inverno, com cadeiras ou assentos.
Escolas domésticas, comunitárias e públicas ou privadas com diferentes níveis de ensino.
Ter espaços de convívio privados como cafés ou bares.
Festas e celebrações; Eventos de formação.
Actividades de trabalho voluntário, da agricultura familiar.
Estágios profissionais.

Voluntário e pessoas da Aldeia
pintando paredes das habitações.


4. PLANEAR A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

EXEMPLOS

A
Ter a horta, as árvores de fruto e as pequenas capoeiras junto de casa e plantar o que é colhido todos os dias o mais perto possível (ervas condimentares, limoeiros, plantas para saladas, etc).

B
Ir a Ourique e a Odemira e aproveitar também para fazer recados para os vizinhos.

C
Construir casas, com paredes largas, em taipa no Alentejo, é mais fresco no Verão e menos frio no Inverno.

Ruína de casa, com paredes de taipa,
em cima, e pedra, em baixo.


5. USAR RECURSOS BIOLÓGICOS

EXEMPLOS

A
Usar lenha e ramos das podas para queimar no fogão, na lareira, para cozinhar e aquecimento.

B
Usar burros para mobilizar os solos e semear, produzir estrume e para transportar.

C
Em vez de tractores e moto-roçadoras, usar as cabras e as galinhas para limpar ervas e sementes daninhas e porcos para mobilizar o solo.

Cabras sob os sobreiros.


Porcas e leitões pastando na várzea da Aldeia.


6. MÁXIMA DURAÇÃO E USO

EXEMPLOS

A
Usar um automóvel de forma cuidadosa no sentido de evitar os acidentes, poupar combustível, minimizar as idas ao mecânico, mudança de pneus, de travões, etc.

B
Pintar as paredes das casas todos os anos para minimizar a degradação e não sejam necessários investimentos maiores de manutenção ou reparação.

C
Plantar e enxertar as espécies de árvores mais resistentes às doenças e que produzem durante mais anos. Partilhar as sementes tradicionais, replicar árvores por estaca ou semente e dar ou vender para outras regiões.

Casa da Sociedade Recreativa,
pintada por voluntários em 2010.


7. INTENSIVO EM PEQUENA ESCALA

EXEMPLOS

A
Uma horta e pequeno pomar perto da casa, que inclui também:
espaço de socialização e recreio das crianças; máximo variedade de plantas comestíveis, aromáticas e medicinais; uma pequena capoeira; produção de estrume e composto;
guardar sementes das colheitas para plantar no próximo ano; local com sobra e corrente de ar para guardar as cebolas e os alhos; tanque para lavar a roupa, usar a água de lavar a louça, roupa, cozinha, banhos para regar horta e pomar; Tanque para guardar água da chuva dos telhados.

B
O Mercado da Aldeia, para todos terem a oportunidade de comprar e vender produtos caseiros, plantas germinadas, árvores, artesanato, coisas em segunda mão, para divulgar informação, para socializar, diversão, etc.

C
Máxima utilização do espaço horizontal e vertical nos pátios das casas com árvores, flores e plantas comestíveis. Plantar em conjunto girasol, milho, feijão e abóbora.

O Mercado da Aldeia,
no Largo da Amoreira.

8. ACELERAR A EVOLUÇÃO E O DESENVOLVIMENTO

EXEMPLOS

A
Melhorar o solo colocando estrume e composto no solo para cultivar plantas e árvores mais exigentes em termos de fertilidade do solo.

B
Plantar sobreiros, medronheiros e pinheiro manso. Pastorear cabras e porcos no montado.

C
Reuniões de moradores na Aldeia das Amoreiras para convívio e criar soluções para os sonhos.

Reunião e convívio de moradores,
na rua e debaixo da figueira.




9. DIVERSIDADE

EXEMPLOS

A
O Centro Social na Aldeia das Amoreira actua de diversas formas:
Dinamizador socioeducativo, cultural e económico na aldeia e montes ao redor
Ponto de venda de artesanato; Local para troca de produtos em segunda mão (roupas, etc.)
Pequena biblioteca pública
Cantina para os sócios
Espaço de celebrações, eventos e actividades formativas
Máquina de lavar roupa para uso comunitário
Pólo de recepção e envio de Voluntários pelo Serviço Voluntário Europeu
Centro de Internet Grátis; Serviço de fotocópias, fax e impressão; Carregamento de telemóveis
Consultas de Enfermagem
Aulas de Português; Aluguer de bicicletas; Acompanhamento extracurricular; Produção de filmes sobre a Aldeia

B
Diversidade de pessoas que vivem e visitam a Aldeia das Amoreiras e o Centro Social. Diversidade no tipo de actividades, oficinas e eventos do Centro De Convergência.

C
Cultivo da maior variedade de plantas e árvores úteis para a alimentação das pessoas e dos animais.

Capa do filme “O Mestre da Cortiça”.


10. MELHOR EFEITO DAS MARGENS

EXEMPLOS

A
As colmeias estão colocadas na margem entre o campo aberto e a floresta. Beneficiam da corrente de ar ameno que vem do bosque e estão perto do campo aberto onde há mais flores.

B
Semear e plantar na Primavera e no Outono. Semear e plantar na margem entre muito seco e muito molhado: antes do tempo frio e muito molhado e depois do tempo quente e seco.

C
Apoiar e cooperar com as instituições que trabalham com reclusos, doentes, situações de delinquência e situações sociais não valorizadas pela cultura e modelo económico dominante.


Colmeias à sombra dos sobreiros.

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